O que é e como usar um capotraste?

O que é e como usar um capotraste?

Vamos aprender a usar um item muito importante



O que é e como usar um capotraste

 

O que é um capotraste?

Antes de mostramos como usar um capotraste, é importante que você entenda mais sobre esse acessórios útil aos violonistas e guitarristas também.

Talvez você já tenha visto algum músico tocando violão e usando um acessório preso no braço, uma espécie de abraçadeira e ficou se perguntando “mas o que ´é isso”? Pois bem, isso é um capotraste. Veja ele na imagem abaixo:

Trata-se de uma peça de metal, alumínio ou, algumas vezes, até de plásticos que você prende no braço do seu violão para tornar a afinação maus aguda.

O nome capotraste é um termo em italiano e significa “cabeça do braço”. Ele também é conhecido em alguns lugares como “abraçadeira” (não por acaso).

Dentre os tipos de capotraste mais utilizados estão o que possui uma barra feita de borracha que fica sobre as cordas e é preso com a ação de uma mola. Ele possui o formato de uma pinça ou prendedor de roupas, onde você pressiona para abrir e encaixa ele no braço do instrumento.

Uma coisa legal desse acessório de violão é que ele pode ajudar também na hora em que você quiser tocar uma música num tom diferente, mas sem a necessidades de alterar a formação dos acordes.

 

Como funciona um capotraste?

Um capotraste funciona como uma pestana (quando você executa um acorde com pestana) e ajuda a elevar a afinação das cordas do violão. Isso você não conseguiria se simplesmente afinasse seu instrumento determinado tom acima (podendo até mesmo correr o risco de romper as cordas do seu instrumento).

Existem muitas músicas escritas que necessitam do uso de capotraste. A exemplo delas podemos citar Wonderwall – Oasis em que se utiliza o capo (como também é chamado o capotraste) na 2ª casa, Só os loucos sabem – Charlie Brown Jr., que usa um capo na 3ª casa, Sutilmente – Skank que leva um capotraste na 4ª corda e ainda Here comes the sun – The Beatles que leva um capo na 7ª casa.

 

Como usar um capotraste

Como explicamos antes, o capotraste deixa a afinação do seu violão ou guitarra mais aguda e vamos te mostrar agora como usar um capotraste.

Para usar esse acessório de violão ou guitarra é bem simples: você pressiona as duas pontas dele para abrir o local onde entrará o braço do seu violão ou guitarra (semelhante você faria com um prendedor de roupas), como mostra a imagem abaixo:

 

Agora o que você precisa fazer é introduzir o acessório no braço do seu instrumento, tomando o cuidado de não soltar o que estiver pressionando até que ele esteja devidamente encaixado no braço, como mostra a foto abaixo:

 

Como executar os acordes com o capotraste?

Muitas pessoas acabam tendo dúvidas quanto ao uso dos acordes depois de colorarem um capo no seu instrumento. Mas não existe segredo, você usará o formato dos acordes normalmente.

Digamos que você tenha usado o capotraste na segunda casa do violão, então na cifra da música contém os acordes de D, G e A, por exemplo, isso significa que você deverá executar o formato desses acordes, sempre atentando a um detalhe:

– No seu instrumento existe uma peça de plástico ou osso no braço chamada de pestana (que fica sob as cordas). Quando você usa um capotraste, ele é quem será a sua pestana, tendo você que se orientar a partir dele para montar os acordes.

Para explicar isso melhor tomemos como exemplo o acorde de C. Você monta esse acorde colocando o dedo 1 na casa 1 da segunda corda, o dedo 2 na quarta corda da segunda casa e o dedo 3 na quinta corda da terceira casa.

Quando você usa o capotraste na segunda casa, não pode mais usar esse acorde nessa posição, tendo agora que fazer o acorde de C assim: dedo 1 na casa 3 da segunda corda, o dedo 2 na casa 4 da quarta corda e dedo 3 na casa cinco da terceira corda.

 

Qual acorde estarei executando?

Mas é importante lembrar que, apesar de você está executando o formato do acorde de C, na verdade estará executando o acorde de D. Isso porque, ao colocar o capo na segunda casa, você subiu a afinação do seu instrumento em dois semitons.

Viu só? O uso do capotraste não é nenhum bicho de seta cabeças. Agora você não precisa mais ter medo dele. Aproveite para tocar suas músicas favoritas que pedem o uso desse acessório de violão.




Veja Mais

Melhores - Abril 2019

Melhores - 01/05/2019 09:09



Siga-nos

Destaques

Nenhuma postagem encontrada.

Parceiros

Publicidades



X1MUSIC.COM | Todos os direitos reservados
contato@x1music.com / (84) 9 9839-3580